terça-feira, 28 de julho de 2009

Cesnors adia a volta as aulas

Seguindo o pedido da secretaria de saúde, a UFSM- CESNORS está adiando a volta as aulas, sendo que o retorno ocorrerá no dia 24 de agosto, boas férias ;)

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Taekwondo Frederiquense agora em nível Mundial


O estudante de jornalismo do Centro de Ensino Superior Norte -RS - UFSM, Henrique Dalla Nora e seu professor Fábio Rossato, representaram dignamente a cidade, o estado e o país no Mundial de Taekwondo disputado em Little Rock nos Estados Unidos.

No Top Ten (Ranking Mundial), Henrique Dalla Nora conseguiu a terceira posição na modalidade Lutas, e a sexta posição na modalidade Armas, orgulho para o município e importante para difusão do esporte.

O jovem de 19 anos ainda foi o segundo melhor em Armas e terceiro lugar nas Lutas no torneio aberto. Seu mestre, Rossato, conquistou a segunda colocação nas lutas em sua categoria. Realmente temos um Taekwondo de alto nível em Frederico Westphalen, parabéns aos atletas.
(por fábio pelinson)

terça-feira, 7 de julho de 2009

A Essência do Jornalismo Esportivo!

O jornalismo é um trabalho o qual deve ser realizado com caráter e integridade, na área esportiva não poderia ser diferente. Manter a ordem e cumprir suas tarefas com paixão, são virtudes que esta profissão permite ter. O trabalho do jornalista esportivo requer conhecimento e comprometimento social, sempre seguindo o código de ética como qualquer outra área do jornalismo segue. É perceptível o envolvimento da emoção no esporte e no trabalho jornalístico nesta área, porem existe limites que necessitam ser respeitados, como dosar a emoção em eventos e transmiti-la com responsabilidade, enfatizando os acontecimentos e expondo a verdade. O código de ética do jornalista o ajuda a cumprir seu papel com aprovação do público e veículo onde trabalha desde que o siga. A relação do jornalismo esportivo com o futebol é o mais comum na área esportiva, no entanto é de conhecimento geral a existência de outras modalidades esportivas, e um jornalista ao escolher a essência do esporte, deve estar apto a conhecer e cobrir eventos esportivos em geral, bem como buscar fontes e fatos que possam incrementar a reportagem. Com o surgimento da internet, o mundo globalizado foi se concretizando, pois a interatividade que ela proporciona é maior que em qualquer outro veiculo de comunicação, facilitando o acesso do público e tornando o trabalho jornalístico modernizado. Para ser um bom jornalista, seja qual for sua essência, é necessário antes de tudo, ser bom e honesto consigo mesmo.

“Ninguém entende mais de esporte do que um garoto de 12 anos” (Mauro Cezar Perreira)

O jornalismo esportivo passou de algo complementar e adicional, para algo simplesmente indispensável na vida da maioria da população. Se ver sem ligação nenhuma ao esporte, sem o destaque da Seleção Brasileira; a difusão das competições locais, parece algo totalmente fora do nosso próprio contexto de vida. Trabalho travado nos campos, nas quadras, nos mais improváveis, desconfortáveis e descontraídos ambientes. O esporte é algo muito além do que uma disputa, de um jogo com regras a serem seguidas. Tentar defini-lo aqui, diante de toda sua grandeza de sentimentos, seria realmente perca de tempo. O jornalismo esportivo, presente nesses momentos cruciais e carregados emocionalmente do esporte, precisa estar preparado para repassar ao ouvinte(leitor), tão ou mais apaixonado pelo esporte do que quem o pratica, a grandeza de tudo que acontece ali, na beira do gramado. Como afirma Paulo Vinicius Coelho (2006), quando se refere às barreiras do jornalismo esportivo, “ As noções técnicas da profissão dão aval a quem quiser trabalhar em qualquer área. É preciso mais esforço. Investir na cultura sobre o assunto, que não é tão fácil adquirir quanto parece. É preciso ter cuidado jornalístico redobrado.” Ele ainda afirma que a checagem de informação é fundamental, principalmente para quem não ama o esporte, mas é indispensável também para aquele que confia fielmente na sua memória esportiva, no seu amor pelo esporte, pois expor um dado errado é fatal. O jornalismo esportivo na Internet começa a partir de 1999, quando jornalistas renomados recebem propostas milionárias para trabalhar na rede, esta que ainda estava em processo de difusão. A velocidade e o dinamismo trazidos pela World Wide Web não podem ser comparados a nada em termos de grandiosidade. Ela juntou o rádio, a televisão, o jornalismo escrito... tudo pela maior difusão dos meios, um desse o esporte. O problema que veio junto a essas evoluções são a falta de critério, falta de cuidado e notícias errôneas e precipitadas. Fatalidades necessárias. Seja no jornal de segunda-feira, seja na televisão a cabo, seja na Internet Banda Larga ou no famoso radinho de torcedor, o importante é a paixão que o jornalismo esportivo consegue transmitir ao seu público, o qual se vê estreitamente ligado ao amor pelo esporte e as formas emocionantes como ele é trazido até seu espaço.

Por: Fábio, Lara, Lucas, Marcos e Suzanne.


COELHO, P.V. Jornalismo Esportivo. São Paulo: Contexto, 2006. 120 p.


segunda-feira, 6 de julho de 2009

Brasil pentacampeão do Grand Prix de futsal


Pela quinta e consecutiva vez, o Brasil conquista o torneio Grand Prix, demonstrando a soberania no futsal, já que a seleção saiu campeã de todas edições, desde que a competição foi criada em 2005. Ainda mais impressionante é a campanha brasileira, sendo que a equipe nunca sequer empatou ou perdeu algum jogo nesta competição, ao longo das 5 edições o Brasil mantém um aproveitamento de 100%. A final ocorreu neste domingo, em Anápolis(Goiás), a seleção dominou a partida contra o Irã, e logo aos 3 minutos de jogo já estava a frente no placar, o 1° tempo encerrou-se com o Brasil goleando por 5 x 0,e a partir daí foi somente administrar o resultado,o Irã ainda conseguiu um gol, mas a seleção fechou a partida ganhando de 7x1. Além da medalha de ouro, Falcão mais uma vez deu show e balançou 10 vezes as redes dos adversários se tornando o goleador da competição. [por marcos kern]

Grand Slam de Judô no Rio

Os brasileiros não decepcionaram, e finalizaram a participação no Grand Slam realizado no Rio de Janeiro com 10 medalhas, sendo 1 de ouro, 4 de prata e 5 de bronze. O brasileiro que obteve o lugar mais alto do pódio foi Daniel Hernandes(foto), da categoria acima de 100Kgs. Daniel venceu na final o experiente lutador japonês Hiroki Tachiyama de 30 anos,e comentou que “não iria perder por falta de vontade, pois com a vontade que tinha vindo ao torneio, não perderia para ninguém”.
As medalhas de prata foram conquistadas pelos judocas Hugo Pessanha (-90kg), Luciano Corrêa (-100kg), Nacif Elias (-81kg), e Leandro Guilheiro (-71kg). E as de bronze pelos judocas Eduardo Santos (-90kg), Tiago Camilo (-90kg), Sarah Menezes (-48kg), Érika Miranda (-52kg) e Rafaela Silva (-57kg). [por marcos kern]

Brasil brilha no vôlei

As equipes brasileiras conquistaram duas pratas e um bronze pelo campeonato mundial nas areias de Stavanger,na Noruega. Na disputa feminina as americanas Ross e Kessy acabaram com o sonho do ouro das duplas brasileiras, primeiramente eliminaram Ana Paula e Shelda nas semifinais,e apesar de uma final equilibradíssima derrotaram Juliana e Larissa por 2 sets a 0 (30/28 no 1° set e 25/23 no 2°), conquistando assim o lugar mais alto do pódio. A medalha de prata ficou com Juliana e Larissa, e a de Bronze com Talita e Maria Elisa que venceram as compatriotas por 2 sets a 0 (21/13 e 21/16).


Já na competição masculina, os brasileiros Harley e Alison tiveram de se contentar com a medalha de prata, já que perderam por 2 sets a 0 (21/16 e 21/19) a final para os alemães Brink e Reckermann, segundo Alison a dupla teve uma boa participação no campeonato, jogando bem todas partidas, porém não conseguiram a conquista do ouro.


Nas quadras, o Brasil foi mais além, a equipe feminina conquistou o bi campeonato da Copa Pan-Americana, dando uma aula de vôlei na partida final, em pouco mais de uma hora a equipe de José Roberto Guimarães venceu a Republica Dominicana por 3 sets a 0 (25/18, 25/20, 25/14). Guimarães comentou a boa campanha de seu time na competição e que apesar de ser uma nova geração, a equipe conseguiu vencer os dois torneios que disputou neste ano. Agora o foco da seleção é a busca da classificação para o Campeonato Mundial, que será disputado em 2010 no Japão.

No masculino, a equipe continua bem na liga Mundial, mesmo com a derrota para a Finlândia na ultima partida, é líder do grupo D que contém além de Brasil e Finlândia,as seleções da Polônia e Venezuela. Na próxima semana o Brasil enfrentará a Venezuela na sexta e no domingo, em Caracas. [por marcos kern]

domingo, 5 de julho de 2009

Nilmar marca duas vezes e Inter assume líderança isolada




O Internacional foi a Recife enfrentar o Náutico na noite desse domingo, dia 05. No estádio dos Aflitos de baixo de muita chuva o colorado não deu chances ao time local e assumiu a liderança isolada. Depois de um primeiro tempo muito disputado, com muita marcação as oportunidades de gols foram escassas. O Inter apostava na velocidade de Nilmar, já que Tayson e D'Alessandro estavam sendo neutralizados pelos defensores do time pernambucano. Numa tabela rápida entre Tayson e Nilmar, o camisa 9 invadiu a área e após lance duvidoso foi marcado penalty. A melhor chance do jogo, até então, acabou sendo desperdiçada por D'Alessandro, que aos 31 minutos cobrou e o goleiro Eduardo defendeu. A pressão pela marcação do gol continuou até o fim do primeiro tempo, porém sem êxito.
Na segunda etapa, o Inter muito mais técnico não conseguia arrumar espaços para criar, enquanto o Náutico obrigava Lauro a importantes defesas. Até que aos 25 minutos, Andrézinho que havia entrado no lugar de D'Alessandro, cruzou e encontrou Nilmar dentro da área para abrir o placar. Pouco tempo depois, Nilmar chegou na cara do goleiro e, em posição duvidosa, marcou o segundo para o Inter. Final nos Aflitos, Inter líder isolado do Campeonato Brasileiro, 2,Náutico 0. [por fábio pelinson]

Veja os GOLS da partida.

Vitória Castelhana, argentinos dão show e Grêmio afasta crise goleando Atlético-PR



O Grêmio entrou em campo pelo Campeonato Brasileiro na tarde desse domingo, dia 05. No estádio Olímpico em Porto Alegre, a equipe goleou o Atlético-PR por 4x1. O tricolor entrou determinado a afastar a crise pela desclassificação da Libertadores o quanto antes, com 11 minutos de partida já aplicava um 3x0. O destaque da tarde foi a dupla de ataque argentina que marcou os quatro gols. Aos 4 minutos, Souza fez jogada pela esquerda, passou pra Fábio Santos que cruzou na medida para Máxi López empurrar para as redes. Dois minutos mais tarde, a zaga deu boleira e depois do cruzamento novamente o argentino Máxi López marcou. O Grêmio estava determinado em campo, e após belíssima troca de passes no meio do campo, Herrera dribla o marcador e manda para o fundo das redes do goleiro Vinícius. O Atlético-PR se viu obrigado a sair para jogo e dez minutos mais tarde o time paranaense viria a descontar, depois de bela jogada de Márcio Azevedo e confusão na área, a bola sobrou para Rafael Moura na cara de Victor, que nada pode fazer. Na segunda etapa o jogo ficou equilibrado, com leve vantagem para equipe visitante que buscava diminuir o score. Mas foi o Grêmio quem marcou, aos 40 minutos Máxi López cruzou e Herrera marcou mais um e fechou o placar. Em tarde realmente inspirada dos argentinos, Grêmio 4, Atlético Paranaense 1. [por fábio pelinson]

Veja os GOLS da partida.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Em jogo disputadíssimo contra a equipe CMD Caiçara/Mármores Markoski, Ipiranga/Mabella garante a liderança da chave A na Taça RBS



Na noite do dia 3 de Julho, a equipe frederiquense e jogou e venceu em casa por mais um jogo válido pela taça RBS. Era o clássico contra a equipe de Caiçara, a esperança de um bom jogo se concretizou. Com um começo de muita marcação, principalmente da equipe de Caiçara, o 0x0 permaneceu no placar por cerca de onze minutos corridos. Em jogada rápida de lateral, Rafael camisa 7 de Caiçara abriu o placar. O Ipiranga sofreu o golpe e saiu desesperado para o empate, arriscando chutes de média distância. Faltando onze minutos pro final da primeira etapa, o gladiador Jean Alonso marcou o gol de empate e é o novo artilheiro da taça RBS. O Ipiranga queria a virada, três minutos depois Vandinho camisa 12 marcou o gol da virada depois de roubada de bola no meio da quadra.

A equipe canarinho era só ataque, faltando quatro minutos pro intervalo, Dudu cobrou escanteio, a zaga de Caiçara vacilou, e Geovani marcou para o Ipiranga. Mas a equipe de Caiçara seguia viva na partida, faltando dezesseis segundos pro final, Murilo camisa 10 descontou, 3x2. O segundo tempo começou bastante disputado e com muitas dificuldades pro Ipiranga. Mas novamente aparece a estrela de Jean Alonso que, após belíssimo passe de Dudu, marcou o quarto gol. Um minuto depois, faltando dezenove para o fim do jogo, após passe de Alex, Dudu emenda de primeira de fora da área e marca um golaço. Apesar da vantagem, o jogo ainda continuava nervoso. Faltando sete minutos para o final da partida Diego Ceolin diminui para Caiçara (Veja o Gol aqui), no minuto seguinte após falta violenta de Murilo em Paulinho e a discussão entre os atletas, ambos acabaram sendo expulsos da partida. Restando trinta e oito segundos pro fim do jogo, Rafael camisa 7 de Caiçara, marcou o segundo dele na partida e o quarto de sua equipe, colocando fogo nos segundos finais. Mais ficou nisso, Ipiranga 5, Caiçara 4. Dudu camisa 11 da equipe canarinho foi eleito o Craque da Partida. Com a vitória e os três pontos, Ipiranga é líder isolada da Chave A com dez ponto. [por Fábio e Lucas]


Pratique esporte!!

O homem moderno vem deixando de lado práticas esportivas, levando um estilo de vida sedentário e provocando distúrbios como má alimentação, obesidade, tabagismo, estresse, doenças coronarianas, etc. Devido a isto, foram realizados estudos que demonstram a importância da prática de uma atividade fisíca na vida do ser humano.

Motivos para a Prática de uma esporte :

Além de todo benefício à parte a física e a saúde, a prática saudável de um esporte também auxilia na:
*Auto-estima: A prática regular de exercícios aumenta a confiança do indivíduo.
*Capacidade Mental: Pessoas ativas apresentam reflexos mais rápidos, maior nível de concentração e memória mais apurada.
*Depressão: Pessoas com depressão, experimentam uma variação positiva do humor já após a terceira semana de atividade.
*Envelhecimento: Ao fortalecer os músculos e o coração, e ao amenizar o declínio das habilidades físicas, os exercícios podem ajudar a manter a independência física e a habilidade para o trabalho, retardando o processo de envelhecimento.
*Ossos: Exercícios regulares com pesos são acessórios fundamentais na construção e manutenção da massa óssea.
*Sono: Quem se exercita “pega” no sono com mais facilidade, dorme profundamente e acorda restabelecido.
*Stress e Ansiedade: A atividade física libera os hormônios acumulados durante os momentos de stress. Também funciona como uma espécie de tranqüilizante natural,depois do exercício a pessoa experimenta uma sensação de serenidade.

Práticas necessárias para uma atividade física saudável
*Avaliação Física: Antes de iniciar um programa de atividade física regular, é fundamental a realização de uma avaliação física para a prevenção de quaisquer riscos à sua saúde. Esta avaliação de estado de aptidão inclui quatro áreas: força muscular; flexibilidade articular; composição corporal; capacidade cardiorrespiratória.

*Adquira bons hábitos alimentares:
-Faça cerca de 5 a 6 refeições moderadas por dia;
-O café da manhã deve ser rico e diversificado, constituindo uma das principais refeições;
-Evite os alimentos gordurosos, ale dos que só contribuem com calorias e que não têm valor nutritivo.
-Evite chá, café e álcool, pois podem causar uma indesejável diminuição da eficiência muscular.
-Prefira água e sucos naturais, em detrimento de bebidas artificiais. .

*Use a roupa correta: Na prática da atividade física, a escolha da roupa é muito importante.
-Não utilize aquelas que dificultam a troca de temperatura entre o corpo e o meio ambiente (evite tecidos sintéticos).
-Prefira roupas claras, leves e que mantenham a maior parte do corpo em contato com o ar, facilitando a evaporação do suor.
-Use tênis apropriado para a modalidade física escolhida.

*Prepare seu corpo antes da atividade física: Alongamento e Aquecimento
-O alongamento é a forma de trabalho que visa a manutenção dos níveis de flexibilidade obtidos e a realização de movimentos de amplitude normal, com o mínimo de restrição possível, preparando assim o corpo para a atividade a ser realizada, evitando riscos aos músculos esqueléticos, tendões e articulações. Ele deve ser realizado antes e após os treinos. Ao executar os movimentos, fique atento à postura correta, mantendo a respiração lenta e profunda. Assim os resultados serão melhores.
-O aquecimento deve durar de 5 a 20 minutos, utilizando 50% da sua capacidade máxima de condicionamento. Os objetivos deste preparo (aquecimento) são o aumento da temperatura corporal e a melhora da flexibilidade, evitando lesões nas regiões a serem estimuladas pelo exercício.

retirado de: http://www.brasilescola.com/educacaofisica/esporte-saude.htm
por [marcos kern]

Ipiranga / Mabella goleia e divide liderança de seu grupo na Taça RBS



Sobre comando de novo técnico equipe frederiquense foi ate a cidade de Vicente Dutra e aplicou uma goleada de 8 a 2 sobre o time lugar CMD Vicente Dutra, e assim assumiu a liderança do seu grupo junto com o Caiçara .
Com formação diferente da que vinha jogando, por conta de vários desfalques a equipe canarinho começou meia que afoita, mas logo se impôs no jogo e fez jus a seu favoritismo dominando o jogo do inicio ao fim. Ao fim da primeira etapa a equipe frederiquense já aplicava uma goleada de 4 a 1 mostrando em todo primeiro tempo que estava determinado a aplicar uma goleada para fazer saldo. Na segunda etapa o time canarinho voltou com a mesma determinação da primeira etapa e novamente controlou toda e qualquer reação da equipe local, com toque de bola envolvente manteve o adversário longe de sua área, onde as únicas chances de gol da equipe local eram em arremates de longa e media distancia. Com esta superioridade na partida o Ipiranga fez mais 4 gol e sofreu apenas mais 1 na segunda etapa, terminando a partida com um placar elástico de 8 a 2. O destaque da partida foi Jean que marcou 3 gol e agora é o artilheiro da equipe na competição.
O Ipiranga/ Mabella volta a jogar nesta sexta – feira dia 3 de julho frente a sua torcida contra o Caiçara valendo pela quarta rodada da competição, partida esta que também vale a liderança do grupo pois ambos a dividem com 7 pontos ganhos. [por lucas michelon]
apoio- Rádio Comunitária fm-97.9

Apesar de toda força da torcida, Grêmio não corresponde e é eliminado!


Depois de vencer por 3 a 1 em Belo Horizonte, Raposa empata em 2 a 2 em Porto Alegre e agora encara a equipe argentina na luta pelo tricampeonato da taça Libertadores. A torcida do Grêmio fez a sua parte. Lotou o estádio Olímpico, cantou efusivamente antes do jogo e explodiu de emoção com a entrada do time em campo. Contagiados por esse clima, os jogadores tricolores foram para cima do Cruzeiro. Foram pelo menos 30 minutos de pura pressão tricolor, a raposa era apenas defesa em campo. Aos 28, muita reclamação. Leonardo Silva agarrou Herrera na grande área, pênalti que o colombiano Oscar Ruiz nada marcou. Novamente arbitragem acaba se tornando decisiva. O destino seria fatal, aos 34 minutos jogada de Kléber pela direita e Wellington Paulista concluiu pela primeira vez ao gol, Cruzeiro um a zero. Dois minutos depois, cruzamento de Jonathan da direita, o atacante Wellington Paulista aproveita novo vacilo da defesa tricolor e marca o segundo na partida, foram as duas finalizações do time mineiro,100% de aproveitamento. E no futebol existe uma máxima: quem não faz, leva!

No segundo tempo, aos nove minutos, Rever descontou de cabeça. Mas aos quinze uma perda, um jogador é expulso, dessa vez Adilson.
Apesar disso, o Grêmio jogou até o final no limite com toda raça e determinação de sempre, e ainda buscou o empate aos 29 minutos com Souza em um belíssimo chute de fora da área, porém o que prevaleceu até o fim foi a qualidade técnica do Cruzeiro, bem como no primeiro jogo em Belo Horizonte. Com o empate o Cruzeiro disputará a final contra o Estudiantes, e o Grêmio mais uma vez viu o sonho do tri ser adiado.
Outro episódio lamentável qu
e marcou a noite da quinta-feira, foi o enfrentamento da Brigada Militar com os torcedores, e muitos deles, voltando para casa com o seu ingresso no bolso. Há várias denuncias
de excesso de violência dos policias. Isso somente afasta as pessoas de bem do futebol. [por fabio e suzanne]


Veja os Melhores Momentos da partida aqui.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Torcida colorada da show, mas Inter não supera o Corinthians na Final!



Depois de vencer por 2 a 0 no Pacaembu, Corinthians fica no 2 a 2 com o Internacional no Beira-Rio e é o campeão da Copa do Brasil 2009.
O clima de final tomou conta de Porto Alegre e do Beira-Rio logo cedo. No fim da tarde desta quarta-feira, os torcedores colorados começaram intensa movimentação nos arredores do estádio. Mais tarde, dentro dele, não faltou o incentivo ao Internacional, incentivo regado a músicas, sinalizadores...
O Inter começou tomando a inciativa como era de se esperar. Era melhor na partida, mas sem muitas chances de gol. Quando o cronômetro marcava 19 minutos, o Corinthians praticamente acabou com as chances do Inter. Após cruzamento de André Santos, Jorge Henrique desviou de cabeça e abriu o placar. A equipe e a torcida colorada acusaram o golpe, mal sabiam eles que tudo iria ficar ainda mais complicado. Aos 28 minutos, Ronaldo deu belo passe para André Santos. O lateral entrou na área pela esquerda e chutou forte, marcando um golaço: 2 a 0. Seriam necessários então cinco gols da equipe gaúcha para levantar o caneco.
Depois de algumas tentativas, aos 25 minutos da segunda etapa o Inter alcançou o gol. Em cruzamento da direita, a zaga alvinegra não marcou e deixou a bola com Alecsandro, que conseguiu desviar para o fundo do gol: 2 a 1. Muito tarde para uma reação efetiva. Mas, naquele momento, o Inter parecia jogar pela honra. E buscou o empate aos 29. Foi novamente em um cruzamento da direita, novamente em conclusão de Alecsandro. O clima esquentou, na tentativa de ganhar tempo o jogador Cristian do Timão cai no gramado, os jogadores colorados empolgados com o segundo gol vão para cima, a confusão estava armada. Depois de empurrões, violência, desentendimentos e quarto minutos de paralisação, D'Alessandro camisa 10 do Inter foi expulso, além dos treinadores das duas equipes que na confusão invadiram o gramado. O jogador do Corinthians Elias, também viria a ser expulso depois de falta sobre Guiñazu. A equipe colorada tentou até o final, mas deu Timão. Corinthians Tri-campeão da Copa do Brasil. [por fabio pelinson]
Veja os GOLS da partida.