A academia Centro de Cultura e Lazer é uma delas, o esporte acaba sendo de suma importância para o desenvolvimento de jovens interessados nas artes marciais. As categorias disponíveis são variadas, desde crianças, até idosos. As mulheres adultas também têm espaço cativo no esporte, e treinam uma vez por semana separadamente. As crianças a partir de cinco anos já podem treinar, isso dependendo muito do limite físico de cada criança. Os treinos da turma de jovens acontece três vezes por semana, o material para as lutas é fornecido pela academia, já as vestimentas dos atletas para os treinos deve ser adquirida por conta deles, mas é facultativa. Ocorre também a atuação da academia em projetos escolares. O custo é de cinqüenta reais mensais, o instrutor é Sergio Martirena, ele cursa direito e é faixa preta em Taekwondo pela Liga Nacional, não é formado em Educação Física, e acaba enfocando a diferença de ideologia e ensinamento presente nas artes marciais, tornando-se desnecessária a formação.
A modalidade na academia é o WTF (World Taekwondo Federation), que é a modalidade olímpica. O exame pra troca de faixa é muito técnico, como comenta Sergio: “Vem um mestre de fora para analisar a técnica de cada aluno, se ele consegue realizar os movimentos necessários para trocar de faixa”. A próxima troca de faixa ocorre dia 11 de Julho aqui em Frederico Westphalen, a equipe participará de um torneio em Farroupilha dia 23 de Agosto, e um festival em Gramado no dia 1º de Novembro.
A filosofia de trabalho é voltada para o bem comum, o autocontrole, saber seus limites, controle emocional e a parte física. Sergio conclui dizendo uma frase que caracteriza as artes marciais: “Aquele que pratica artes marciais não se aperfeiçoa para lutar, luta para se aperfeiçoar; EQUILÍBRIO, CORAGEM, RESPEITO e ESPÍRITO ESPORTIVO”. (por Lucas e Marcos)
A Academia Rede Mestre começou com o Taekwondo há aproximadamente 16 anos atrás, fundada por Fábio Rossato. Atualmente conta com 8 turmas, dividas por idades, totalizando mais ou menos 80 alunos. Roberto Torres Júnior, professor de Taekwondo, formado em educação física, realiza um Projeto Social, chamado Promenor, voltado para os alunos de 2 escolas municipais de Frederico Westphalen. O projeto leva até 250 alunos o incentivo a prática do esporte. O instrutor ministra também aulas para crianças de 2 a 3 anos, mostrando que não tem idade para começar o envolvimento com o esporte. Ainda comenta que "não existe idade mínima, as crianças adoram o trabalho realizado e retribuem muito bem".
O Taekwondo frederiquense participa hoje de campeonatos estaduais, brasileiro, Pan americano e Mundial (como vimos em uma postagem anterior). (por Suzanne)
Nenhum comentário:
Postar um comentário